SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Sexual offender adults and adolescents in south of Brazil: research with complaints and veredictsAcademic experiences and employability of senior college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GODOY, Dalva Maria Alves; FORTUNATO, Natália  and  PAIANO, Aline. Panorama da última década de pesquisas com testes de consciência fonológica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 313-328. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-04.

A consciência fonológica se constitui em um conjunto de habilidades que tem sido evidenciado como diretamente relacionado à aprendizagem da leitura e da escrita em diferentes línguas e ortografias. O presente artigo objetiva desenhar um panorama das pesquisas brasileiras no período entre 2000 e 2010 que investigaram essas habilidades metalinguísticas com a aplicação de testes. A amostra, obtida a partir do portal CAPES de teses e dissertações, foi analisada sob diversos aspectos: por área de formação inicial e em nível de pós-graduação dos pesquisadores; tipo de teste de consciência fonológica utilizado; tema investigado e tipo, característica e faixa de escolarização da população investigada. Além disso, deu-se especial atenção aos estudos longitudinais, de treinamento e com sujeitos disléxicos, com a finalidade de evidenciar os principais resultados. A análise mostra concentração de estudos pelos profissionais da área da saúde com temática relacionada à leitura e escrita, em população de crianças sem queixa de dificuldades de aprendizagem. Os estudos longitudinais e, principalmente, os de treinamento evidenciaram o caráter crucial da consciência fonológica para a aprendizagem alfabética. As pesquisas com disléxicos, ainda que em número inexpressivo, apontaram para a pertinência do prejuízo em consciência fonológica. Esses resultados confirmam a importância das habilidades de consciência fonológica para a aprendizagem da leitura e da escrita no português do Brasil, como também revelam aspectos a serem mais bem aprofundados e discutidos.

Keywords : Consciência fonológica; aprendizagem da leitura e da escrita; dislexia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )