SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Overview of the last decade of research with tests of phonological awarenessConceptions of poverty: an invitation for a psychosocial discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LAMAS, Karen Cristina Alves; AMBIEL, Rodolfo A. M.  and  SILVA, Brenda Taís A. O. de Lócio e. Vivências acadêmicas e empregabilidade de universitários em final de curso. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 329-340. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-05.

O objetivo deste estudo foi explorar as associações entre vivências acadêmicas e empregabilidade em universitários do último ano de graduação e analisar se há diferenças nessas variáveis entre os cursos participantes, Psicologia e Administração. Participaram 60 estudantes do último ano de graduação de uma universidade particular do interior paulista, sendo 76,6% do sexo feminino, com média de idade de 26,7 anos (DP=5,0). Para a coleta de dados foram utilizados o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido (QVA-r) e a Escala de Empregabilidade. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os cursos em nenhuma das variáveis. Quanto à associação entre vivências acadêmicas e empregabilidade, todos os fatores do QVA-r apresentaram correlações significativas com alguma dimensão da Escala de Empregabilidade, destacando-se a dimensão Interpessoal que se associou a todas as dimensões de empregabilidade. Considera-se que a integração acadêmica do estudante está associada à capacidade de tornar-se empregável. Portanto, tanto os estudantes quanto os gestores devem ficar atentos às oportunidades que podem contribuir para desenvolvimento das competências de empregabilidade, sem se restringirem à grade curricular tradicional.

Keywords : Empregabilidade; estudantes universitários; desenvolvimento profissional; adaptação acadêmica; transição escola-trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )