SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Conceptions of poverty: an invitation for a psychosocial discussionExperimental apparatus of choice: development of computerized system for the study of choice behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOMA, Sheila Maria Prado  and  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Livros infantis para prevenção do abuso sexual infantil: uma revisão de estudos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 353-361. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-07.

A literatura pode ser uma ferramenta para inspirar, encorajar, informar e potencialmente promover mudanças na vida das crianças. Em diversos países existem livros que abordam o tema do abuso sexual. Tais livros têm potencial para aumentar a conscientização das crianças a respeito dessa temática. Portanto, é fundamental analisar esses LIAPs (Livros Infantis de Abordagem Preventiva) antes de empregá-los em programas preventivos ou ainda antes de oferecê-los como leitura. Dessa forma, o presente trabalho consiste em uma revisão de literatura científica sobre a avaliação de livros infantis que tratam da temática do abuso sexual. Nessa busca, foram encontrados 31 artigos relacionados aos descritores, entretanto apenas três estudos tratavam especificamente sobre a análise de livros infantis. Os estudos analisaram os livros utilizando critérios pré-estabelecidos. De uma forma geral, os estudos apontaram que os livros analisados tinham grande valor para a prevenção e proteção de crianças em relação ao abuso sexual, ainda que nenhum estudo tenha avaliado empiricamente a utilização de tais livros. Foram descritos pontos em comum em cada estudo e identificada a necessidade de produzir estudos semelhantes no Brasil.

Keywords : Livros infantis; abuso sexual; prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )