SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Children's books for prevention of child sexual abuse: a review of studiesPredictors of work addiction in workers who use information and communication technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ESCOBAL, Giovana  and  GOYOS, Celso. Aparato experimental de escolha: desenvolvimento de sistema informatizado para estudo de comportamento de escolha. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 363-376. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-08.

Realizar escolha é fundamental para a conduta adaptativa de qualquer indivíduo em seu ambiente social, principalmente para pessoas com deficiência intelectual ou atraso no desenvolvimento que não possuem essas habilidades em seu repertório. Conduzir estudos sobre escolha que exigem a apresentação de estímulos de difícil manipulação podem ter sua viabilidade prejudicada devido aos procedimentos de apresentação serem complicados para se executar. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um Aparato Experimental de Escolha capaz de mecanizar a disponibilização e controle de cada exposição de tarefas de trabalho, o que representa uma vantagem uma vez que as tarefas podem ser preparadas rápida e antecipadamente e apresentadas diversas vezes, o que proporcionaria diminuição do tempo de aplicação, além de possibilitar o registro fidedigno das respostas, da latência, do tempo de execução da tarefa e de liberação da consequência. O aparato consiste de uma mesa redonda giratória com botões acoplados e permite a aplicação de esquemas de reforçamento de razão fixa e variável, intervalo fixo e variável, além do uso de esquemas concorrentes simples ou concorrentes com encadeamento. O controle é feito diretamente pelo computador, que armazena os dados automaticamente e diminui as possibilidades de erros manuais. A utilização de recursos mecânicos aliados aos computacionais parece bastante promissora, com a possibilidade adicional de proporcionar um uso mais frequente e por um maior número de pessoas.

Keywords : Aparato experimental; escolha; preferência; tecnologia informatizada; registro fidedigno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )