SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Experimental apparatus of choice: development of computerized system for the study of choice behaviorPsychic suffering and defensive strategies used by unemployed: contributions of the psychodynamics of work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra; WENDT, Guilherme Welter; LISBOA, Carolina  and  MORAES, Marcela Alves de. Preditores da adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam tecnologias de informação e comunicação. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 377-387. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-09.

Denomina-se por adição ao trabalho a combinação de trabalho excessivo e necessidade de trabalhar constantemente o que pode desencadear problemas físicos e psicossomáticos. Este tema tem recebido especial atenção da comunidade científica uma vez que, em casos de adição ao trabalho, o indivíduo vai perdendo gradativamente o controle emocional em relação às exigências ocupacionais. Assim, o presente estudo buscou verificar se variáveis sociodemográficas, laborais, tecnoestresse e satisfação com a vida predizem adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas suas atividades laborais. Trata-se de um estudo de delineamento observacional analítico transversal, sendo a amostra composta por 88 trabalhadores que utilizam em seu trabalho TICs. Os resultados do estudo revelam que as dimensões do tecnoestresse explicam a adição ao trabalho, corroborando modelos teóricos que apontam para uma associação entre utilizar excessivamente tecnologia e maior tendência para desenvolver adição ao trabalho. A dimensão ansiedade, quanto ao uso de TICs, revelou maior poder explicativo para as dimensões da adição ao trabalho: trabalho excessivo e trabalho compulsivo. No tocante à dimensão trabalho excessivo, verificou-se ainda que a descrença sobre o uso de TICs explica, juntamente com a ansiedade, comportamentos de trabalhar excessivamente. As implicações destes resultados podem ter especial importância na implementação e reorganização de rotinas de trabalho, nas políticas de saúde do trabalhador assim como no campo da prevenção e intervenção psicossocial e clínica.

Keywords : Adição ao trabalho; preditores; tecnologias de informação e comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )