SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Preditores da adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam tecnologias de informação e comunicaçãoO processo de reinserção familiar sob a ótica das equipes técnicas das instituições de acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Juliana Nunes de  e  MENDES, Ana Magnólia. Sofrimento psíquico e estratégias defensivas utilizadas por desempregados: contribuições da psicodinâmica do trabalho. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 389-399. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-10.

Este estudo buscou investigar as principais vivências de sofrimento experienciadas por desempregados e as formas utilizadas para minimizá-las. O tema justifica-se pela necessidade de compreensão do desemprego advindo das mudanças sociais do sistema capitalista. Para subsidiar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com oito pessoas que vivenciam a situação de não trabalho pelo período de cinco meses, em média. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Verificou-se que os participantes vivenciam mais sofrimento patogênico em detrimento do sofrimento criativo, sendo aquele relacionado à desvalorização, inutilidade e improdutividade. Para minimizar o sofrimento, os participantes buscam realizar o máximo de atividades possíveis, negando seu sofrimento. Os resultados encontrados podem servir de base para a elaboração de políticas públicas de apoio social e desenvolvimento para as pessoas que se encontram em situação de não trabalho. Sugere-se a realização de pesquisas futuras com a utilização de outras estratégias de coleta de dados.

Palavras-chave : Sofrimento psíquico; estratégias defensivas; desempregados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )