SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Sufrimiento psíquico y estrategias defensivas utilizadas por los desempleados: contribuciones de la psicodinámica del trabajoInvestigación de sospecha de abuso sexual infantojuvenil: el protocolo NICHD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BRITO, Carolina Oliveira de; ROSA, Edinete Maria  y  TRINDADE, Zeidi Araújo. O processo de reinserção familiar sob a ótica das equipes técnicas das instituições de acolhimento. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 401-413. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-11.

Profissionais das instituições de acolhimento vêm encontrando sérias dificuldades para promover a reinserção familiar das crianças e adolescentes, contribuindo para um prolongado tempo de institucionalização, que pode trazer inúmeras consequências negativas para o desenvolvimento saudável destas. Este estudo investigou a visão dos integrantes das equipes técnicas de seis instituições de acolhimento de um município do Espírito Santo acerca do processo de reinserção familiar de crianças e adolescentes. Foram realizados dois grupos focais, com a participação de 12 técnicos. Também foi utilizada a técnica da inserção ecológica e os dados foram registrados em Diário de Campo. Os resultados indicam credibilidade e envolvimento dos técnicos nos processos de reinserção familiar, apesar das dificuldades por eles destacadas: a não adesão das famílias aos programas de apoio familiar, a incompreensão de alguns componentes da rede sobre a família extensa, a falta de recursos financeiros das famílias e a valorização da instituição, por parte dos pais, como local ideal para seus filhos permanecerem. Superar a visão de família nuclear, promover articulação com a rede sócio assistencial e jurídica e aplicar o princípio da brevidade são os grandes desafios que as equipes técnicas devem vencer para promover com mais eficiência a reinserção familiar.

Palabras clave : Acolhimento institucional; crianças e adolescentes; institucionalização; reinserção familiar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )