SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Media representations of compulsory hospitalization of drug usersUniversity-based psychological centers: where they fit in the knowledge exchange process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

COSTA, Fabrycianne Gonçalves; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; MELO, Juliana Rízia Félix de  and  OLIVEIRA, Marcelo Xavier de. Rastreamento da depressão no contexto da insuficiência renal crônica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 445-455. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-14.

Esta pesquisa objetivou rastrear a depressão em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise e relacionar as variáveis sociodemográficas com a depressão. Além disso, buscou-se contrastar os grupos com e sem sintomas depressivos e verificar quais características se apresentam com maior intensidade para cada um desses grupos. Trata-se de um estudo descritivo e de cunho quantitativo, compreendendo 48 pacientes, na faixa etária entre 18 a 66 anos (M= 45,5 e DP= 3,8), realizado em um hospital público do Estado da Paraíba. Os dados foram coletados por um questionário sociodemográfico e pelo Beck Depression Inventory e submetidos ao SPSS-19.0, sendo realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Constatou-se que 56,3% dos participantes apresentaram sintomas da depressão e que o tempo de hemodiálise se correlacionou positivamente com esse transtorno psicoafetivo. Os itens pessimismo, culpa, ideação suicida, irritabilidade e perda de peso não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os grupos com e sem depressão. As características que se apresentaram com maior intensidade para o grupo sem sintomatologia depressiva foram: os itens referentes à insônia, fatigabilidade, irritabilidade, dificuldade de trabalhar e perda de peso. O grupo com sintomatologia depressiva apresentou maiores escores médios nos itens punição, mudança na autoimagem, perda de peso, dificuldade de trabalhar e diminuição da libido. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias que minimizem o surgimento da depressão nos pacientes em tratamento de hemodiálise.

Keywords : Depressão; insuficiência renal crônica; hemodiálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )