SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Depression tracking in the context of chronic renal failureCare required throughout childhood: a study with mothers who collect recyclable material author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MARTURANO, Edna Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Serviços-escola de psicologia: seu lugar no circuito de permuta do conhecimento. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 457-470. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-15.

Os serviços-escola atuam no Brasil, desde a década de 1960, auxiliando na formação dos psicólogos por meio da construção de espaços para o desenvolvimento da Psicologia em termos de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade. O principal objetivo deste artigo é destacar o poder da pesquisa científica para o aperfeiçoamento das práticas assistenciais e da formação profissional nos serviços-escola de psicologia. Visando subsidiar a discussão sobre a tríplice função dos centros de formação profissional em psicologia, analisa-se o seu papel na transposição do conhecimento científico para práticas profissionais sensíveis às demandas da comunidade. Com base no modelo de ciclo de pesquisa em intervenção preventiva, resultados de pesquisas gerados em três serviços-escola de psicologia são pormenorizados, a fim de avaliar o seu contributo para a formação e a prática profissional. As análises enfatizam o processo de feedback entre as instâncias de geração e aplicação do conhecimento. O artigo termina com uma reflexão sobre a importância de se fortalecer a pesquisa nas serviços-escola como forma de aprimorar a formação do psicólogo e a oferta de serviços à comunidade.

Keywords : Prática baseada em evidência; formação do psicólogo; intervenção psicológica; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )