SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2University-based psychological centers: where they fit in the knowledge exchange processMaternal beliefs about the sociocommunicative development of babies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

WOTTRICH, Shana Hastenpflug  and  ARPINI, Dorian Mônica. Cuidados necessários à infância: um estudo com mães coletadoras de material reciclável. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 471-482. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-16.

As atribuições dos papéis parentais, no que concerne às contribuições para o desenvolvimento de seus filhos, são questões a serem analisadas tendo em vista os contextos sociais e históricos, considerando as relações construídas em cada meio familiar. Nessa perspectiva, a presente pesquisa objetivou compreender os significados acerca dos cuidados necessários à infância atribuídos por mães de grupos populares. Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas com mães de filhos de 0 a 6 anos, que tinham como principal trabalho as atividades de coleta e a seleção de material reciclável. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. As mães manifestaram preocupação acerca do estabelecimento de uma relação de proximidade no contato com seus filhos. Observaram-se atitudes ambivalentes com relação às estratégias utilizadas na educação das crianças, bem como a identificação de uma rede de apoio que oferece suporte no manejo dos cuidados a eles dispensados. Evidencia-se a preocupação materna quanto à transmissão de valores e práticas educativas permeadas pela ética do que é certo/honesto e, portanto, esperado para os filhos. Entende-se que os resultados desse estudo podem subsidiar reflexões na direção da construção de propostas de intervenções, para profissionais que trabalham na área da saúde da criança, no sentido da promoção da saúde.

Keywords : Desenvolvimento infantil; cuidado materno; educação; relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )