SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Crenças maternas sobre o desenvolvimento sociocomunicativo de bebêsAperfeiçoamento de estratégias para intervenção institucional e comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARLOMAGNO, Lívia Lopes Lucas; NATIVIDADE, Jean Carlos; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de  e  HUTZ, Claudio Simon. Relações entre criatividade, esperança, otimismo e desempenho profissional. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 497-508. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-18.

O desempenho profissional nas organizações diz respeito aos comportamentos que são apresentados pelos empregados a fim de atender às expectativas das atividades que realizam. A importância desses comportamentos é evidente para o sucesso da organização e, consequentemente, verifica-se uma grande preocupação em promovê-los. Um dos requisitos para promover o desempenho profissional é conhecer as variáveis relacionadas a ele. Neste estudo buscou-se elucidar as relações entre desempenho profissional e esperança, otimismo e criatividade, bem como testar um modelo preditivo do desempenho a partir dessas variáveis. Participaram 194 funcionários de seis empresas privadas que trabalhavam em funções de vendas e recuperação de crédito. Verificaram-se correlações positivas entre desempenho e esperança, otimismo e criatividade. Quando as variáveis foram tomadas em conjunto a esperança e a criatividade foram aquelas capazes de predizer o desempenho. Esses resultados permitem concluir que o estímulo ao potencial criativo e ao desenvolvimento da esperança dos funcionários é fundamental para obter um desempenho organizacional superior e promover o florescimento dos indivíduos.

Palavras-chave : Desempenho no trabalho; esperança; otimismo; criatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )