SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Relationships between creativity, hope, optimism and work performanceScholar stress perceptions and cortisol circadian rhythm in turner's syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ARCARO, Nicolau Tadeu  and  TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Aperfeiçoamento de estratégias para intervenção institucional e comunitária. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 509-528. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-19.

O objetivo da investigação aqui relatada foi examinar procedimentos para trabalho com populações de baixa renda e preparo de pessoas que prestam assistência a essas populações. O relato apresenta uma descrição das intervenções implementadas, assim como uma avaliação de tais intervenções com base, principalmente, em depoimentos dos participantes e na produção de trabalhos socioambientais gerada por esses participantes. Vinculada ao projeto "Coletivo Educador da Região Norte da Cidade de São Paulo", que envolvia a formação de grupos participativos de líderes comunitários e de profissionais que assistiam a comunidades carentes, a pesquisa implementou e avaliou as estratégias adotadas para a constituição e o acompanhamento da maioria de tais grupos. Os resultados, verificados por meio de relatórios de atividade, questionários de avaliação e observação direta, mostraram-se bastante positivos. Foram estruturados e trabalhados, no presente estudo, três grupos de profissionais da área educacional e um de líderes comunitários. Seus participantes, além de avaliarem as intervenções implementadas favoravelmente, realizaram 18 projetos socioambientais, o que evidenciou ainda mais a eficácia da estratégia empregada.

Keywords : População de baixa renda; comunidade; metodologia participativa; educação ambiental; imagens mentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )