SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Relações entre criatividade, esperança, otimismo e desempenho profissionalPercepção de estresse escolar e ritmo circadiano de cortisol na sindrome de turner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ARCARO, Nicolau Tadeu  e  TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Aperfeiçoamento de estratégias para intervenção institucional e comunitária. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 509-528. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-19.

O objetivo da investigação aqui relatada foi examinar procedimentos para trabalho com populações de baixa renda e preparo de pessoas que prestam assistência a essas populações. O relato apresenta uma descrição das intervenções implementadas, assim como uma avaliação de tais intervenções com base, principalmente, em depoimentos dos participantes e na produção de trabalhos socioambientais gerada por esses participantes. Vinculada ao projeto "Coletivo Educador da Região Norte da Cidade de São Paulo", que envolvia a formação de grupos participativos de líderes comunitários e de profissionais que assistiam a comunidades carentes, a pesquisa implementou e avaliou as estratégias adotadas para a constituição e o acompanhamento da maioria de tais grupos. Os resultados, verificados por meio de relatórios de atividade, questionários de avaliação e observação direta, mostraram-se bastante positivos. Foram estruturados e trabalhados, no presente estudo, três grupos de profissionais da área educacional e um de líderes comunitários. Seus participantes, além de avaliarem as intervenções implementadas favoravelmente, realizaram 18 projetos socioambientais, o que evidenciou ainda mais a eficácia da estratégia empregada.

Palavras-chave : População de baixa renda; comunidade; metodologia participativa; educação ambiental; imagens mentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )