SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Aperfeiçoamento de estratégias para intervenção institucional e comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LOPEZ, Marcela; AGUILAR, María José  e  ZABALETTA, Verónica. Percepção de estresse escolar e ritmo circadiano de cortisol na sindrome de turner. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 529-538. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-20.

A Síndrome de Turner é um dos transtornos cromossômicos, não herdáveis, com maior incidência na população. As particularidades físicas, neuropsicológicas e psicossociais, relacionadas com a expressão da síndrome, posicionam às mulheres com este diagnóstico como uma população potencialmente vulnerável ao estresse. O objetivo do trabalho foi analisar comparativamente duas medidas de estresse em crianças e adolescentes com diagnóstico de Síndrome de Turner, a percepção de estresse através do Questionário para o estresse escolar e a pendente circadiana de cortisol para determinação de cortisol salival. A análise dos dados do questionário mostrou valores de estresse escolar médios e baixos. Não obstante na totalidade das participantes observou-se uma alteração da pendente de cortisol com valores vespertinos altos, com independência da etapa de desenvolvimento puberal, do cariótipo e dos tratamentos hormonais que elas recebiam ao momento da pesquisa. Estes resultados, conquanto limitados devido ao tamanho da amostra, poderiam relacionar-se com a morfologia cerebral atípica reportada para esta população em certas estruturas corticais e subcorticais. Assim mesmo a diferença encontrada entre as medidas objetiva e subjetiva de estresse poderiam ser causa de que os altos níveis de cortisol geram dificuldades em processos cognitivos pelo que a percepção dos sinais de alerta estão diminuídas ou anuladas nesta população, não tendo a possibilidade de responder aos estímulos potencialmente perigosos.

Palavras-chave : Síndrome de Turner; estresse escolar; pendente circadiana de cortisol.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )