SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Estimulación transcraneal con corriente directa: de la investigación básica sobre procesos psicológicos a la rehabilitación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FICHMAN, Helenice Charchat; UEHARA, Emmy  y  SANTOS, Conceição Fernandes dos. Novas tecnologias na avaliação e reabilitação neuropsicológica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 539-553. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-01.

Nas últimas décadas, observa-se um crescente uso de inovações tecnológicas na avaliação e reabilitação neuropsicológica em pesquisas e na prática clínica. Sendo assim, o objetivo da presente revisão narrativa é apresentar quais são e como as novas tecnologias vem sendo inseridas historicamente na neuropsicologia clínica e experimental, com um aumento da produção acadêmica evidenciada nos últimos 10 anos. A literatura evidencia que a avaliação neuropsicológica destaca o uso de versões computadorizadas de instrumentos, que tradicionalmente utilizavam o lápis e papel; simulações cognitivas; inteligência artificial; e tarefas de resolução de problemas. Contudo, a que se mostra mais consolidada é o uso de baterias de testes computadorizados. Além disso, uma parte considerável de estudos é feito com adultos e idosos, sendo as validações para crianças mais escassas. Na reabilitação, o uso de inovações tecnológicas se mostra mais diversificado, tais como a utilização de dispositivos eletrônicos e celulares, computadores e tablets, videogames, realidade virtual, robôs, videofeedback e neurofeedback, estimulação transcraniana por corrente contínua e direta, entre outros. Na reabilitação neuropsicológica, as novas tecnologias têm facilitado o desenvolvimento de estratégias compensatórias e simulações de situações do cotidiano. A partir desta revisão discute-se sobre as novas possibilidades das interfaces tecnológicas na neuropsicologia bem como a necessidade do desenvolvimento e validação de baterias computadorizadas e protocolos de reabilitação mais dinâmicos e versáteis.

Palabras clave : Avaliação neuropsicológica; reabilitação neuropsicológica; tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )