SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Las nuevas tecnologías en la rehabilitación neuropsicológica y evaluaciónTecnología computacional de la realidad virtual aplicada a la rehabilitación de la parálisis cerebral: una revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COSTA, Thiago Leiros; BOGGIO, Paulo Sérgio  y  VENTURA, Dora Fix. Estimulação transcraniana por corrente contínua: da pesquisa básica sobre processos psicológicos básicos à reabilitação. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 555-563. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-02.

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de estimulação cerebral nãoinvasiva com crescente popularidade na pesquisa em psicologia e neurociências. A aplicação da ETCC é indolor, eficaz e pode afetar o desempenho motor, sensorial e cognitivo. ETCC pode ser usada para estudar a organização cortical e relações entre cérebro e comportamento. Seu uso clínico também é relevante e vários estudos sugerem que pode ser aplicada só ou como complemento a intervenções comportamentais ou farmacológicas. Quando comparada a outras técnicas de modulação cerebral a ETCC tem a vantagem de ser não-invasiva, segura e com um controle placebo eficaz. O baixo-custo, eficácia e praticidade da técnica torna a ETCC especialmente conveniente para pesquisadores em países em desenvolvimento. A revisão a seguir se propõe a apresentar a ETCC para um novo público e inspirar futuras investigações no campo. Serão apresentados trabalhos que ilustram os principais conceitos e aplicações da ETCC no campo da pesquisa básica e clínica.

Palabras clave : Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; reabilitação; pesquisa básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )