SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Estimulação transcraniana por corrente contínua: da pesquisa básica sobre processos psicológicos básicos à reabilitaçãoDesenvolvimento de paradigmas computadorizados de manipulação de sucesso-fracasso para o estudo experimental da metacognição em pacientes neurológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACHADO, Fabiana Rita Camara et al. Tecnologia computacional de realidade virtual aplicada à reabilitação em paralisia cerebral: uma revisão de literatura. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 565-577. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-03.

A paralisia cerebral (PC) é uma encefalopatia não progressiva que provoca alterações de tônus, postura e movimento. A importância da intervenção precoce na PC é amplamente reconhecida. Novas ferramentas para tratamento, como as tecnologias computacionais, tem contribuído para a reabilitação desses pacientes. Jogos interativos e de realidade virtual (RV) permitem manipular a intensidade do treinamento, acompanhar o progresso e as atividades do paciente. Alguns estudos demonstram a eficácia do uso desses sistemas para a melhoria da administração de tarefas para pessoas com diversas encefalopatias. A partir desses pressupostos, objetivo dessa revisão é discutir a literatura científica sobre o uso dessas tecnologias na reabilitação da PC. O potencial para uso desta tecnologia na reabilitação de pacientes com PC é clara. Existe, contudo, carência de estudos randomizados para investigar se estes métodos são efetivamente capazes de complementar o processo de reabilitação física e neurocognitiva ou substituir os métodos de reabilitação tradicionais.

Palavras-chave : Reabilitação; realidade virtual; paralisia cerebral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )