SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Tecnologia computacional de realidade virtual aplicada à reabilitação em paralisia cerebral: uma revisão de literaturaMatlab e rastreamento ocular: aplicações em psicofísica e processos psicológicos básicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOGRABI, Daniel C.; BROWN, Richard G.; BRAND, Andrew  e  MORRIS, Robin G.. Desenvolvimento de paradigmas computadorizados de manipulação de sucesso-fracasso para o estudo experimental da metacognição em pacientes neurológicos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 579-588. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-04.

Pesquisas sobre habilidades metacognitivas em grupos clínicos indicaram uma série de déficits em termos de monitoramento de desempenho cognitivo. No entanto, existem importantes questões metodológicas que questionam a validade destes achados. Neste artigo, descrevemos o desenvolvimento de procedimentos experimentais novos para minorar algumas destas limitações. Especificamente, reportamos a criação de tarefas computadorizadas baseadas em manipulação de sucesso-fracasso, que permitem o controle experimental sobre o desempenho de participantes. Discutimos as implicações teóricas deste novo procedimento, bem como os resultados obtidos até então com estas tarefas. Finalmente, indicamos futuras direções de pesquisa partindo do uso destas tarefas.

Palavras-chave : Metacognição; consciência; manipulação de sucesso-fracasso; demência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )