SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3The development of computerised success-failure manipulation paradigms for the experimental study of metacognition in neurological patientsThe use of programming languages and computer software in psychological science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SANTOS, Natanael Antonio dos et al. Matlab e rastreamento ocular: aplicações em psicofísica e processos psicológicos básicos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 589-601. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-05.

Esse artigo teve como objetivo demonstrar a funcionalidade e capacidade do Matlab (MATrix LABoratory) e rastreamento de movimentos oculares (eye-tracker) para pesquisas em psicofísica e processos básicos. Para isso é apresentado primeiramente os fundamentos da criação e funcionamento do Matlab e suas vantagens sobre outros softwares. Em seguida são apresentadas diferentes aplicações do Matlab em testes psicofísicos com rastreadores de movimentos oculares (eyetracker). Também é apresentada a criação de um teste psicofísico em Matlab para um eyetracker e sua capacidade de se comunicar/interagir com outras linguagens. Por fim, são enfatizadas as vantagens e dificuldades de se trabalhar com esse tipo de ferramenta.

Keywords : Psicofísica; Matlab; Eye-tracker; inovação tecnológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )