SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Desenvolvimento de paradigmas computadorizados de manipulação de sucesso-fracasso para o estudo experimental da metacognição em pacientes neurológicosO uso de linguagens de programação e softwares na ciência psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Natanael Antonio dos et al. Matlab e rastreamento ocular: aplicações em psicofísica e processos psicológicos básicos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 589-601. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-05.

Esse artigo teve como objetivo demonstrar a funcionalidade e capacidade do Matlab (MATrix LABoratory) e rastreamento de movimentos oculares (eye-tracker) para pesquisas em psicofísica e processos básicos. Para isso é apresentado primeiramente os fundamentos da criação e funcionamento do Matlab e suas vantagens sobre outros softwares. Em seguida são apresentadas diferentes aplicações do Matlab em testes psicofísicos com rastreadores de movimentos oculares (eyetracker). Também é apresentada a criação de um teste psicofísico em Matlab para um eyetracker e sua capacidade de se comunicar/interagir com outras linguagens. Por fim, são enfatizadas as vantagens e dificuldades de se trabalhar com esse tipo de ferramenta.

Palavras-chave : Psicofísica; Matlab; Eye-tracker; inovação tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )