SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3The use of programming languages and computer software in psychological scienceAffective spatial compatibility task (AFFSCT): theory and applications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

STRAATMANN, Gisele; ALMEIDA, Sebastião Sousa  and  ROSE, Julio C. de. Avaliação computadorizada das preferências alimentares em adolescentes no paradigma de equivalência de estímulos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 613-624. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-07.

No Experimento 1 foram ensinadas relações entre três expressões faciais (uma de alegria e duas neutras) a três desenhos abstratos e em seguida ensinado a relação de três nomes de alimentos saudáveis aos três desenhos abstratos para 71 participantes. Depois de passar pelo treino das relações, os participantes foram, então, testados para verificar a equivalência entre as expressões faciais, as imagens abstratas e os alimentos. A avaliação da preferência alimentar foi realizada no início e no final do experimento. O experimento teve três diferentes grupos experimentais que diferiam apenas na quantidade de treinamento das relações. Os alimentos equivalentes às expressões faciais de alegria e neutra feminina tiveram avaliações mais positivas do que os alimentos equivalentes à face neutra masculina, no entanto, os dados apresentaram grande variabilidade. No Experimento 2 expressões faciais esquemáticas e nomes fictícios de alimentos foram usados em um procedimento de emparelhamento com o modelo com atraso. O alimento treinado com a face feliz foi avaliado como mais agradável e o relacionado a uma face triste foi avaliado como menos agradável.

Keywords : Equivalência de estímulos; transferência de função; expressões faciais; preferência alimentar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )