SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Computerized assessment of food preferences in adolescents in the stimulus equivalence paradigmContributions of the ecological approach to the neuropsychology of executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CONDE, Erick Francisco Quintas et al. Tarefa de compatibilidade espacial afetiva (TCEA): teoria e aplicações. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 625-638. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-08.

Os estímulos emocionais são processados de forma muito eficiente, influenciando as respostas fisiológicas e comportamentais, bem como a atenção, a percepção e a integração sensório-motora. Em um trabalho anterior, propusemos um novo paradigma, a Tarefa Afetiva de Compatibilidade Espacial (AffSCt), para estudar se a valência afetiva do estímulo influenciaria os efeitos de compatibilidade espacial. Ao usarmos figuras de jogadores de futebol dos times Favorito e Rival como estímulos de valência positiva e negativa, respectivamente, encontramos um efeito de compatibilidade espacial normal para o time Favorito e um invertido para o time Rival. No presente trabalho, foi analisado o desenvolvimento temporal dos efeitos inibitórios e facilitatórios da valência emocional pelo método da Vincentização. Descobrimos que, para o time Favorito, o efeito facilitatório na condição compatível em relação à incompatível aumenta em função do tempo de reação. Em contraste, para o time Rival, uma tendência oposta foi encontrada, em que o efeito inibitório se torna mais forte para as respostas mais lentas. Sugere-se que a AffSCt é uma tecnologia poderosa para investigar comportamentos de aproximação/afastamento, podendo ser útil na avaliação diagnóstica e acompanhamento terapêutico de transtornos emocionais e comportamentais, como o de ansiedade generalizada, síndrome de pânico e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Também são consideradas as aplicações potenciais em psicologia social e estudos de consumidor.

Keywords : Cronometria mental; valência afetiva; compatibilidade especial; aproximação/afastamento; emoção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )