SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Evaluación computarizada de las preferencias alimentarias de los adolescentes en lo paradigma de la equivalencia de estímuloAportes del enfoque ecológico a la neuropsicología de las funciones ejecutivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CONDE, Erick Francisco Quintas et al. Tarefa de compatibilidade espacial afetiva (TCEA): teoria e aplicações. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 625-638. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-08.

Os estímulos emocionais são processados de forma muito eficiente, influenciando as respostas fisiológicas e comportamentais, bem como a atenção, a percepção e a integração sensório-motora. Em um trabalho anterior, propusemos um novo paradigma, a Tarefa Afetiva de Compatibilidade Espacial (AffSCt), para estudar se a valência afetiva do estímulo influenciaria os efeitos de compatibilidade espacial. Ao usarmos figuras de jogadores de futebol dos times Favorito e Rival como estímulos de valência positiva e negativa, respectivamente, encontramos um efeito de compatibilidade espacial normal para o time Favorito e um invertido para o time Rival. No presente trabalho, foi analisado o desenvolvimento temporal dos efeitos inibitórios e facilitatórios da valência emocional pelo método da Vincentização. Descobrimos que, para o time Favorito, o efeito facilitatório na condição compatível em relação à incompatível aumenta em função do tempo de reação. Em contraste, para o time Rival, uma tendência oposta foi encontrada, em que o efeito inibitório se torna mais forte para as respostas mais lentas. Sugere-se que a AffSCt é uma tecnologia poderosa para investigar comportamentos de aproximação/afastamento, podendo ser útil na avaliação diagnóstica e acompanhamento terapêutico de transtornos emocionais e comportamentais, como o de ansiedade generalizada, síndrome de pânico e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Também são consideradas as aplicações potenciais em psicologia social e estudos de consumidor.

Palabras clave : Cronometria mental; valência afetiva; compatibilidade especial; aproximação/afastamento; emoção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )