SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Affective spatial compatibility task (AFFSCT): theory and applicationsTranslation and adaptation of the trier social stress test for children into portuguese language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ZIMMERMANN, Nicolle et al. Contribuições da abordagem ecológica na neuropsicologia das funções executivas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 639-654. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-09.

A avaliação neurocognitiva é composta por diferentes tipos de processos, técnicas e instrumentos. Tradicionalmente, recursos clínicos e/ou padronizados têm sido os de maior eleição na clínica e pesquisa neuropsicológica. Os instrumentos ecológicos são caracterizados pela forma padronizada de aplicação associada a tarefas que simulam situações diárias de demanda cognitiva. As funções executivas são amplamente requeridas nas tarefas cotidianas complexas. Além disso, a falta de consenso teórico sobre seus modelos traz um conjunto de problemáticas ao trabalhar com essas funções. O objetivo do presente artigo é apresentar as contribuições da abordagem ecológica para as áreas de avaliação, reabilitação, neuroimagem e, subjacente a todas essas, algumas reflexões teóricas da neuropsicologia das funções executivas. Trata-se de uma revisão não sistemática da literatura baseada na consulta em artigos clássicos e contemporâneos que utilizaram ferramentas de abordagem ecológica. As contribuições dessa abordagem são a busca por uma melhor compreensão de déficits funcionais (avaliação); por uma reabilitação com foco em objetivos práticos da vida diária; a possibilidade de compreensão dos correlatos neurais em settings complexos dependentes de fatores pessoais e ambientais; e a necessidade de reavaliação da validade de modelos teóricos das funções executivas a partir dessas evidências.

Keywords : Processos cognitivos; Neuropsicologia Cognitiva; testes neuropsicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )