SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Tarea de compatibilidad espacial afectiva (TCEA): teoría y aplicacionesTraducción y adaptación del trier social stress test para niños en lengua portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ZIMMERMANN, Nicolle et al. Contribuições da abordagem ecológica na neuropsicologia das funções executivas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 639-654. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-09.

A avaliação neurocognitiva é composta por diferentes tipos de processos, técnicas e instrumentos. Tradicionalmente, recursos clínicos e/ou padronizados têm sido os de maior eleição na clínica e pesquisa neuropsicológica. Os instrumentos ecológicos são caracterizados pela forma padronizada de aplicação associada a tarefas que simulam situações diárias de demanda cognitiva. As funções executivas são amplamente requeridas nas tarefas cotidianas complexas. Além disso, a falta de consenso teórico sobre seus modelos traz um conjunto de problemáticas ao trabalhar com essas funções. O objetivo do presente artigo é apresentar as contribuições da abordagem ecológica para as áreas de avaliação, reabilitação, neuroimagem e, subjacente a todas essas, algumas reflexões teóricas da neuropsicologia das funções executivas. Trata-se de uma revisão não sistemática da literatura baseada na consulta em artigos clássicos e contemporâneos que utilizaram ferramentas de abordagem ecológica. As contribuições dessa abordagem são a busca por uma melhor compreensão de déficits funcionais (avaliação); por uma reabilitação com foco em objetivos práticos da vida diária; a possibilidade de compreensão dos correlatos neurais em settings complexos dependentes de fatores pessoais e ambientais; e a necessidade de reavaliação da validade de modelos teóricos das funções executivas a partir dessas evidências.

Palabras clave : Processos cognitivos; Neuropsicologia Cognitiva; testes neuropsicológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )