SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Contribuições da abordagem ecológica na neuropsicologia das funções executivasAvaliação comportamental de ratos machos e fêmeas cariocas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VIOLA, Thiago Wendt; WEARICK-SILVA, Luis Eduardo; TRACTENBERG, Saulo Gantes  e  GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo. Tradução e adaptação do trier social stress test para crianças para o português. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 655-662. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-10.

Antes da década de 1990, poucos estudos com sujeitos humanos focaram-se nos mecanismos subjacentes associados à exposição ao estresse psicológico agudo e, ainda menos, foram conduzidos em amostras infantis. Baseando-se na ideia de que é possível eliciar e medir padrões comportamentais e fisiológicos em resposta a estressores em um curto período de tempo, o Trier Social Stress Test (TSST), um experimento que consiste na exposição à fala em público e a uma tarefa mental aritmética, foi desenvolvido. Todavia, não existe versão brasileira para o TSST aplicável a crianças. Assim, o presente estudo objetivou traduzir e adaptar para a língua portuguesa do Brasil o protocolo do TSST para crianças. A versão final do protocolo adaptado consiste na história narrada na fase de fala em público, bem como em instruções sobre cada fase do protocolo, incluindo rapports e informações sobre as fases pré e pós TSST. Este trabalho visa à inovação no campo de pesquisas brasileiro sobre estresse. Além disso, enquanto a pesquisa sobre estresse também envolve medições de marcadores fisiológicos e biológicos, o TSST é também uma ferramenta inovadora para a pesquisa multidisciplinar.

Palavras-chave : Psicologia Experimental; crianças; estresse fisiológico; estresse psicológico; ansiedade; alostase.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )