SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Tradução e adaptação do trier social stress test para crianças para o português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SALVIANO, Marcelo et al. Avaliação comportamental de ratos machos e fêmeas cariocas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 663-675. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.3-11.

Nos últimos anos, tem crescido o interesse pelo desenvolvimento de modelos animais geneticamente modificados para o estudo da relação bidirecional entre ansiedade traço e reações de defesa. O presente estudo analisou a correlação comportamental de duas novas linhagens de ratos, denominados de Carioca Alto e Baixo Congelamento (CHF e CLF), baseado na resposta de congelamento a estímulos contextuais previamente associados a choque elétrico nas patas. Foram utilizados ratos machos e fêmeas da 10ª geração para serem avaliadas as reações relacionadas à ansiedade no labirinto em cruz elevado (LCE), comportamentos relacionados à depressão no teste do nado forçado (TNF) e a memória aversiva no paradigma do medo condicionado ao contexto. No LCE, ratas fêmeas apresentaram um menor índice de comportamento indicativo de ansiedade comparadas aos machos. Mais ainda, animais da linhagem CHF apresentaram maiores índices de ansiedade em relação a animais da linhagem CLF. O mesmo padrão de resultados foi encontrado no paradigma do medo condicionado ao contexto. Não foram encontradas diferenças entre as linhagens ou entre os sexos testados no TNF. Tais diferenças nas respostas emocionais da 10ª geração de ratos geneticamente selecionados indicam uma possível utilização deste modelo no estudo de correlações entre ansiedade traço e reações de defesa. A validade de face do modelo e seu uso para simular experimentalmente o transtorno da ansiedade generalizada em humanos também são discutidos.

Palavras-chave : Modelos animais geneticamente modificados; medo condicionado ao contexto; ansiedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )