SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Characterization of maternal support in the discovery and disclosure of child sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FRANCO, Gisele de Rezende  and  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Programas de intervenção na adolescência: considerações sobre o desenvolvimento positivo do jovem. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 677-690. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-01.

O presente artigo tem como objetivo discutir fundamentos teórico-conceituais e empíricos que embasam programas preventivos e de promoção em saúde mental na adolescência, com enfoque no desenvolvimento positivo. Constata-se que o Brasil apresenta progressos no que tange ao desenvolvimento e implementação de programas interventivos tendo avançado no campo da promoção de competências e do bem-estar dos jovens, ampliando sua ação para além da prevenção de comportamentos de risco. São tecidas considerações sobre contribuições da psicologia positiva para os programas interventivos frente à necessidade de reavaliar potencialidades e virtudes humanas. São também destacados os avanços nos estudos empíricos da adolescência, apontando as tendências da ciência e a emergência de investigações oriundas da aplicação das teorias sob a visão positiva do jovem. Por fim, apresenta-se uma breve contextualização dos programas nacionais com foco na psicologia positiva. Conclui-se pela pertinência e interesse do desenvolvimento de intervenções baseadas nesta vertente teórico-prática, ressalta-se contudo, a necessidade de buscar o desenvolvimento positivo do jovem de modo efetivo nos programas interventivos nacionais, tal como ocorre no cenário internacional.

Keywords : Pesquisa de intervenção; prevenção; promoção; adolescência; desenvolvimento positivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License