SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Caracterização do suporte materno na descoberta e revelação do abuso sexual infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FRANCO, Gisele de Rezende  e  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Programas de intervenção na adolescência: considerações sobre o desenvolvimento positivo do jovem. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 677-690. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-01.

O presente artigo tem como objetivo discutir fundamentos teórico-conceituais e empíricos que embasam programas preventivos e de promoção em saúde mental na adolescência, com enfoque no desenvolvimento positivo. Constata-se que o Brasil apresenta progressos no que tange ao desenvolvimento e implementação de programas interventivos tendo avançado no campo da promoção de competências e do bem-estar dos jovens, ampliando sua ação para além da prevenção de comportamentos de risco. São tecidas considerações sobre contribuições da psicologia positiva para os programas interventivos frente à necessidade de reavaliar potencialidades e virtudes humanas. São também destacados os avanços nos estudos empíricos da adolescência, apontando as tendências da ciência e a emergência de investigações oriundas da aplicação das teorias sob a visão positiva do jovem. Por fim, apresenta-se uma breve contextualização dos programas nacionais com foco na psicologia positiva. Conclui-se pela pertinência e interesse do desenvolvimento de intervenções baseadas nesta vertente teórico-prática, ressalta-se contudo, a necessidade de buscar o desenvolvimento positivo do jovem de modo efetivo nos programas interventivos nacionais, tal como ocorre no cenário internacional.

Palavras-chave : Pesquisa de intervenção; prevenção; promoção; adolescência; desenvolvimento positivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License