SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Caracterización de apoyo materno en el descubrimiento y develación de abuso sexual infantilEvaluación psicosocial y desarrollo del niño: una historia de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MEDEIROS, Carolina Silva de  y  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Análise de dois contextos interativos em uma díade mãe-criança com deficiência visual. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 701-713. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-03.

Este estudo teve por objetivo analisar a interação de uma díade mãe-criança com deficiência visual, a partir de dois contextos interativos: uma situação de brincadeira livre e uma situação de brincadeira estruturada, buscando apreender estratégias maternas que facilitam a participação da criança no processo interacional e identificar cenas de atenção conjunta. Foram realizadas observações com uso de filmagem, na residência da díade. Realizou-se uma análise qualitativa dos episódios interacionais. Na situação de brincadeira livre a estratégia materna em dar espaço à criança para iniciar a interação favoreceu a participação infantil. Na situação de brincadeira estruturada observou-se que o comportamento materno de aproximar objetos da criança ou de aproximar a mão da criança dos objetos, além de fazer uso de indicações gerais de como a criança deve utilizar os recursos que dispõe, possibilitou que a criança identificasse os objetos e suas localizações. Evidenciou-se, de um modo geral, que na díade mãecriança com deficiência visual a atenção conjunta vai acontecer por meio do toque e que estratégias de questionar à criança sobre as propriedades dos objetos e de aproximar os mesmos do campo tátil da criança facilitam o reconhecimento e a posterior identificação. Considera-se que estes dados podem fornecer pistas para que intervenções sejam realizadas com o intuito de promover o desenvolvimento da criança com deficiência visual, a partir da interação com a mãe, mas também por meio do uso dos recursos perceptíveis que dispõe, como o tato e a audição.

Palabras clave : Contextos interativos; deficiência visual; cenas de atenção conjunta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License