SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Análise de dois contextos interativos em uma díade mãe-criança com deficiência visualModelo estrutural de internalização e externalização: emergência, validade e utilidade clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MEIRELES, Jacqueline; MOREIRA, Ana Paula Gomes; MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Avaliação psicossocial e desenvolvimento da criança: uma história de vida. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 715-724. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-04.

Este artigo apresenta as características de uma proposta de avaliação psicossocial no contexto da escola pública, desenvolvida no âmbito do programa "Voo da Águia". Utilizou-se a metodologia de estudo de caso para a construção da história de vida de uma criança a partir de três fontes documentais que evidenciam a visão da mãe, professora e da psicóloga escolar sobre o desenvolvimento da criança: diários de campo, entrevista semiestruturada e de uma escala de avaliação de pais sobre o desenvolvimento dos seus filhos. Os fundamentos teóricos da Psicologia Social da Libertação sustentam a compreensão de desenvolvimento humano e de atuação psicológica, que orientam esta produção. O método propõe a condução de um processo construtivo-interpretativo que visa analisar o conteúdo dos documentos escritos e elaborar categorias explicativas. Assim, foram explicitadas as relações entre as situações de violência vividas e o processo de desenvolvimento da criança, bem como as possibilidades para a elaboração de propostas de intervenção no interior do "Voo da Águia" e para o âmbito da Psicologia Escolar.

Palavras-chave : Avaliação psicossocial; desenvolvimento infantil; psicologia escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License