SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Psichosocial assessment and child development: a life storyA descriptive study of child's play in an Amazonian Riverside community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CARVALHO, Hudson W. de; JORGE, Miguel Roberto  and  LARA, Diogo Rizzato. Modelo estrutural de internalização e externalização: emergência, validade e utilidade clínica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 725-743. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-05.

Os sistemas oficiais de classificação e diagnóstico em psicopatologia apresentam limitações relacionadas à extensa heterogeneidade clínica e ao significado dos padrões de comorbidade diagnóstica. A fim de superá-las, pesquisadores têm defendido uma estrutura dimensional para as psicopatologias mais prevalentes baseada em dois fatores latentes de internalização e externalização. O presente artigo visa avaliar a validade do Modelo Estrutural de Internalização e Externalização, tendo como norte a superação das referidas limitações e sua utilidade clínica. Revisão não sistemática da literatura nas bases Scielo e PubMed. Foram selecionados artigos empíricos e teóricos que avaliavam a pertinência do modelo. Foram excluídos estudos de replicação ou que avaliam o modelo em amostras infantis. A busca de literatura resultou em um total de 536 artigos, dos quais foram mantidos 44. Esse conteúdo foi organizado em três linhas de pesquisa: estudos epidemiológicos-estruturais, psicobiológicos e psicométricos. O Modelo Estrutural de Internalização e Externalização apresenta indicadores que dão sustentabilidade aos seus pressupostos teóricos. O modelo é capaz explicar a comorbidade diagnóstica e, parcialmente, heterogeneidade clínica. Entretanto, não apresenta instrumental clínico normatizado para a operacionalização dos construtos e não há estudos com amostras clínicas graves.

Keywords : Internalização; externalização; DSM; nosologia psiquiátrica; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License