SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Avaliação psicossocial e desenvolvimento da criança: uma história de vidaUm estudo descritivo das brincadeiras em uma comunidade Ribeirinha Amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Hudson W. de; JORGE, Miguel Roberto  e  LARA, Diogo Rizzato. Modelo estrutural de internalização e externalização: emergência, validade e utilidade clínica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 725-743. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-05.

Os sistemas oficiais de classificação e diagnóstico em psicopatologia apresentam limitações relacionadas à extensa heterogeneidade clínica e ao significado dos padrões de comorbidade diagnóstica. A fim de superá-las, pesquisadores têm defendido uma estrutura dimensional para as psicopatologias mais prevalentes baseada em dois fatores latentes de internalização e externalização. O presente artigo visa avaliar a validade do Modelo Estrutural de Internalização e Externalização, tendo como norte a superação das referidas limitações e sua utilidade clínica. Revisão não sistemática da literatura nas bases Scielo e PubMed. Foram selecionados artigos empíricos e teóricos que avaliavam a pertinência do modelo. Foram excluídos estudos de replicação ou que avaliam o modelo em amostras infantis. A busca de literatura resultou em um total de 536 artigos, dos quais foram mantidos 44. Esse conteúdo foi organizado em três linhas de pesquisa: estudos epidemiológicos-estruturais, psicobiológicos e psicométricos. O Modelo Estrutural de Internalização e Externalização apresenta indicadores que dão sustentabilidade aos seus pressupostos teóricos. O modelo é capaz explicar a comorbidade diagnóstica e, parcialmente, heterogeneidade clínica. Entretanto, não apresenta instrumental clínico normatizado para a operacionalização dos construtos e não há estudos com amostras clínicas graves.

Palavras-chave : Internalização; externalização; DSM; nosologia psiquiátrica; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License