SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Internalizing and externalizing structural model: emergency, validity and clinical utilityThe relation between parenting styles and school engagement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

REIS, Daniela Castro dos et al. Um estudo descritivo das brincadeiras em uma comunidade Ribeirinha Amazônica. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 745-758. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-06.

A brincadeira é um fenômeno universal que apresenta aspectos peculiares os quais são influenciados por elementos dos ambientes físico, social, cultural e pelas características das crianças. Esses aspectos permitem compreender a brincadeira como produto e produtor do desenvolvimento humano, pois é por meio dela que o indivíduo experimenta, de uma forma segura, comportamentos que, em situações normais, isto é, fora do contexto lúdico, poderiam ter consequências sociais aversivas. O objetivo do trabalho foi o de descrever as brincadeiras ribeirinhas amazônicas. Participaram da pesquisa 66 crianças e adolescentes, moradores da comunidade do rio Araraiana, cuja faixa etária está entre 0 e 18 anos, dos quais 32 meninos e 34 meninas. Utilizou-se o Inventário Sociodemográfico (ISD) e o Inventário Espontâneo das Brincadeiras (IEB). Os dados revelaram uma diversidade de brincadeiras: a brincadeira simbólica, jogos com regras, brincadeira locomotora, brincadeiras com objetos e com animais e brincadeira de construção. Os resultados demonstram que as brincadeiras expressam, em sua maioria, o dia a dia da comunidade como: a construção de brinquedos de barco e espingarda, situações com temas domésticos (cozinha, boneca) e ligados ao meio de subsistência como pescar, conduzir canoa, construir gaiola. Portanto, as brincadeiras de maneira geral retratam aspectos peculiares do ambiente físico, social e cultural do universo infantil da comunidade ribeirinha estudada.

Keywords : Brincadeira; Amazônia; comunidade; criança; adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License