SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Memória e aprendizagem no procedimentode recordação seletiva livre e com pistasContribuições de pesquisas brasileiras sobre o Amor e Relacionamentos Amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GAUY, Fabiana Vieira  e  ROCHA, Marina Monzani da. Manifestação clínica, modelos de classificação e fatores de risco/proteção para psicopatologias na infância e adolescência. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 783-793. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-09.

Ainda que a atenção à saúde mental infanto-juvenil tenha aumentado desde o início do século XXI, os trabalhos nessa área ainda são incipientes e há poucas publicações na literatura sobre intervenção em saúde mental voltadas a essa faixa etária em comparação com os trabalhos realizados com o público adulto. Questões relativas à psicopatologia infanto-juvenil possuem singularidades e merecem considerações distintas quanto à evolução, à classificação e ao tratamento, levando-se sempre em consideração o estágio de desenvolvimento individual. Este artigo tem como objetivo abordar três aspectos associados à saúde mental infanto-juvenil e de grande impacto tanto no diagnóstico como no prognóstico de dificuldades emocionais e comportamentais, a saber: (a) heterogeneidade das manifestações clínicas; classificação dos quadros clínicos; e (c) fatores de risco e proteção. A partir das considerações apresentadas, defende-se como urgente e prioritária a realização de intervenções precoces com caráter preventivo, tendo como alvo evitar ou minimizar os problemas futuros em uma população que pode estar em situação de risco.

Palavras-chave : Saúde mental; psicopatologia; infância; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License