SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Clinical manifestation, classification models and risk/protective factors for psychopathology in childhood and adolescenceImpacts of drought on the psychological well-being of family farmers in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCHLOSSER, Adriano  and  CAMARGO, Brigido Vizeu. Contribuições de pesquisas brasileiras sobre o Amor e Relacionamentos Amorosos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 795-808. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-10.

Desde as obras de Freud intituladas "Contribuições à psicologia do amor", a psicologia vem construindo um vasto campo de conhecimento acerca do amor e sobre relacionamentos amorosos. O presente estudo objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, os estudos realizados entre os anos de 2002 a 2012 no Brasil, cuja temática se voltasse a relacionamentos amorosos e/ou amor, utilizando-se como palavras-chave os descritores "relacionamentos amorosos" e "amor". Foram consultados os artigos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e PePSIC. Encontraram-se 114 artigos, excluindo-se repetições, publicações estrangeiras ou que não tivessem relação direta com o fenômeno em questão. Os trabalhos nacionais foram classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, os principais temas abordados são: saúde, sexualidade, adolescência, violência, tecnologia, ciúme e psicometria. Na categoria metodológica, foram divididos em: estudos empíricos, estudos teóricos, estudos psicométricos e estudos de caso. Os resultados apontaram um crescimento incipiente de publicações a partir de 2005, bem como uma riqueza de perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, o que permite a constatação da fertilidade da temática e sua aplicação em diferentes naturezas, o que não exclui as divergências teóricas que elas mobilizam. Contudo, também se constatou a carência de estudos nacionais, principalmente estudos empíricos de cunho quantitativo e experimental, com predominância em estudos teóricos e da abordagem psicanalítica, e discussões voltadas sobre as relações amorosas na contemporaneidade, em diferentes etapas do ciclo vital.

Keywords : Amor; atração interpessoal; revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License