SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Manifestación clínica, modelos de clasificación y factores de riesgo/protección de la psicopatología en la infancia y adolescenciaImpactos de la sequía en el bienestar psicológico de los agricultores familiares en el sur de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SCHLOSSER, Adriano  y  CAMARGO, Brigido Vizeu. Contribuições de pesquisas brasileiras sobre o Amor e Relacionamentos Amorosos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 795-808. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-10.

Desde as obras de Freud intituladas "Contribuições à psicologia do amor", a psicologia vem construindo um vasto campo de conhecimento acerca do amor e sobre relacionamentos amorosos. O presente estudo objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, os estudos realizados entre os anos de 2002 a 2012 no Brasil, cuja temática se voltasse a relacionamentos amorosos e/ou amor, utilizando-se como palavras-chave os descritores "relacionamentos amorosos" e "amor". Foram consultados os artigos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e PePSIC. Encontraram-se 114 artigos, excluindo-se repetições, publicações estrangeiras ou que não tivessem relação direta com o fenômeno em questão. Os trabalhos nacionais foram classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, os principais temas abordados são: saúde, sexualidade, adolescência, violência, tecnologia, ciúme e psicometria. Na categoria metodológica, foram divididos em: estudos empíricos, estudos teóricos, estudos psicométricos e estudos de caso. Os resultados apontaram um crescimento incipiente de publicações a partir de 2005, bem como uma riqueza de perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, o que permite a constatação da fertilidade da temática e sua aplicação em diferentes naturezas, o que não exclui as divergências teóricas que elas mobilizam. Contudo, também se constatou a carência de estudos nacionais, principalmente estudos empíricos de cunho quantitativo e experimental, com predominância em estudos teóricos e da abordagem psicanalítica, e discussões voltadas sobre as relações amorosas na contemporaneidade, em diferentes etapas do ciclo vital.

Palabras clave : Amor; atração interpessoal; revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License