SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Contribuições de pesquisas brasileiras sobre o Amor e Relacionamentos AmorososControle por unidades menores que a palavra: jogo de tabuleiro educativo aplicado por mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FAVERO, Eveline  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Impactos da seca no bem-estar psicológicode agricultores familiares do sul do Brasil. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 809-822. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-11.

O estudo analisou o grau de associação entre diferentes níveis de impacto da seca e a percepção de bem-estar psicológico em agricultores familiares do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram 198 agricultores (104 do sexo masculino e 88 do sexo feminino), com idade entre 18 e 77 anos (M=44,38; DP=10,04). Como instrumentos, foram utilizados o Questionário de Saúde Geral com 12 itens (QSG12) e uma escala ad hoc para avaliar os impactos da seca na família nos seguintes aspectos: financeiro/endividamento, psicológico, lazer, vestuário, sono, estudos, relacionamento familiar e rotina familiar. Análises de ANOVA indicaram que existe um efeito significativo da seca no bem-estar, confirmando a hipótese para este estudo, ou seja, de que à medida que aumentaria o impacto do desastre aumentaria a percepção negativa de bem-estar psicológico na população estudada. No entanto, a diferença entre as médias de bem-estar do grupo de baixo e alto impacto da seca demonstrou que o desastre necessita causar alto impacto na família para que de fato exerça influência significativa sobre o bem-estar. Análises de Regressão Linear indicaram que impacto da seca no vestuário e a renda são as variáveis que mais contribuem para a percepção negativa de bem-estar. Conclui-se que não é o desastre em si, mas os recursos de que os agricultores familiares dispõem para enfrentá-lo que irão determinar a gravidade dos seus impactos quanto a influência da seca no bem-estar psicológico.

Palavras-chave : Bem-estar psicológico; seca; agricultores familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License