SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Juventude e violência: o que pensam os jovens de um projovem urbano em Natal/RNPlantão psicológico centrado na pessoa: intervenção etnopsicológica em terreiro de Umbanda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi; GURGEL, Léia Gonçalves  e  HUTZ, Claudio Simon. Evidências de validação da escala de avaliação da ansiedade em adolescentes. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 871-883. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-15.

A presente pesquisa descreve a construção e validação da Escala de Ansiedade para Adolescentes (conteúdo e construto). A amostra foi composta por 1054 alunos. A idade variou de 11 a 17 anos (idade média = 14,3 anos; Desvio Padrão=1,70). Os alunos foram selecionados em 17 escolas públicas e particulares da região metropolitana de Porto Alegre, e responderam a este instrumento de autorrelato. Análises fatoriais indicaram a extração de dois fatores, um deles com indicadores diretos de ansiedade e outro aferindo indicadores da capacidade de controlar a ansiedade. Análises mostraram que o teste tem índices adequados de consistência interna e evidências de validade baseadas na estrutura interna. A escala apresenta evidências positivas de validade baseadas na estrutura interna, com o diferencial de não manter seu foco apenas em sintomas vegetativos, mas também aos processos cognitivos envolvidos com a ansiedade. Os dados são discutidos considerando-se as diferenças de sexo observadas na amostra e a relevância dos componentes cognitivos na avaliação clínica da ansiedade. Sugere-se outros estudos de validação clínica do instrumento.

Palavras-chave : Ansiedade; adolescência; autorrelato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License