SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Construction and validation of the anxiety assessment scale for adolescentsRepercussions of the exposure to marital violence on emotional characteristics of children: a systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Plantão psicológico centrado na pessoa: intervenção etnopsicológica em terreiro de Umbanda. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 885-899. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-16.

O objetivo deste estudo é apresentar e discutir a implantação de um serviço de plantão psicológico em um terreiro de umbanda no interior do Estado de São Paulo, o contexto dos atendimentos, suas características, demandas, dificuldades e possibilidade de atenção à comunidade. Trata-se de um estudo de caso coletivo por meio de duas vinhetas escritas a partir de registros em diários de campo sobre os plantões, conduzidos por dois psicólogos. A análise foi conduzida a partir da abordagem centrada na pessoa e da literatura sobre etnopsicologia. A postura de alteridade e respeito ao outro possibilita a assunção de um cuidado alinhado com as necessidades da comunidade. O plantão constitui um serviço auxiliar na instituição e tem se apresentado como possibilidade de escuta e acolhimento de conflitos considerando as características do funcionamento do terreiro. Conclui-se que o plantão psicológico não pode ser oferecido com a intenção de se diferenciar do apoio já existente no terreiro, mas como uma prática paralela e integrada ao contexto cultural no qual as pessoas da comunidade estão imersas. Aponta-se para a inovação da proposta no campo do aconselhamento multicultural e espera-se que novas pesquisas deem prosseguimento a esta experiência.

Keywords : Plantão psicológico; aconselhamento psicológico; etnopsicologia; umbanda.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License