SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Plantão psicológico centrado na pessoa: intervenção etnopsicológica em terreiro de UmbandaA multiplicidade de papéis da mulher contemporânea e a maternidade tardia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PATIAS, Naiana Dapieve; BOSSI, Tatiele Jacques  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Repercussões da exposição à violência conjugalnas características emocionais dos filhos: revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 901-915. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-17.

Este estudo teve como objetivo revisar a produção científica sobre as repercussões da exposição direta e indireta à violência conjugal nas características emocionais dos filhos, com idades de zero a 12 anos. Foram selecionados 14 artigos empíricos publicados nos últimos 12 anos (2002-2014), sendo um nacional e 13 internacionais indexados em diferentes bases de dados, a partir da combinação de descritores sobre o tema investigado. Os resultados sugerem uma diversidade de repercussões da exposição à violência no desenvolvimento dos filhos a curto, médio e longo prazo, principalmente relativas a problemas de comportamentos internalizantes e externalizantes acessados, na sua maioria, através do relato da mãe e/ou da própria criança. Quanto aos aspectos metodológicos dos artigos incluídos na seleção final, todos eles são quantitativos e a maioria transversal. Discute-se sobre a necessidade de novas investigações sobre o tema, principalmente no Brasil. As limitações dos estudos investigados são destacadas, sugerindo-se novos trabalhos sobre essa temática, que possam dar mais visibilidade ao fenômeno.

Palavras-chave : Violência conjugal; infância; características emocionais; revisão sistemática da literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License