SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Repercusiones de la exposición a la violencia doméstica en las características emocionales de los niños: revisión sistemática de la literaturaGuerreras del cárce: una red virtual de apoyo para las familias de las personas privadas de libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LOPES, Manuela Nunes; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  y  BOECKEL, Mariana Gonçalves. A multiplicidade de papéis da mulher contemporânea e a maternidade tardia. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 917-928. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-18.

A mulher atual assumiu muitos papéis antes desempenhados pelos homens, o que trouxe mudanças não apenas para sua rotina, mas também para seus projetos de vida. A maternidade tem sofrido o impacto dessas mudanças. Investigaram-se os múltiplos papéis exercidos pela mulher contemporânea e a relação dessa multiplicidade de papéis com a maternidade tardia. Utilizaram-se dois instrumentos: ficha de dados sociodemográficos e entrevista semiestruturada sobre a multiplicidade de papéis da mulher e sobre maternidade. Construíram-se três categorias a partir da análise de conteúdo: multiplicidade de papéis da mulher contemporânea, reflexões sobre maternidade e maternidade tardia versus rotina atual. Se por um lado, as mulheres sofrem prejuízos em função do excesso de tarefas, por outro, elas se sentem felizes por ocuparem seus postos de trabalho. A maternidade tardia é uma opção para mulheres que trabalham e que mantém relações estáveis com seus companheiros. Entretanto, observaram-se sentimentos como medo, insegurança e ambivalência em relação à maternidade tardia.

Palabras clave : Mulher; maternidade tardia; família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License