SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4The multiple roles of contemporary women and late motherhoodResilience and vulnerability in care for the elderly dependent: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BARCINSKI, Mariana; LERMEN, Helena Salgueiro; CAMPANI, Cristiane  and  ALTENBERND, Bibiana. Guerreiras do cárcere: uma rede virtual de apoioaos familiares de pessoas privadas de liberdade. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 929-940. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-19.

O artigo tem como objetivo investigar as funções desempenhadas por uma rede informal de apoio para familiares de pessoas privadas de liberdade, constituída por uma comunidade em uma das maiores redes sociais de relacionamento do mundo. Durante uma semana selecionamos postagens realizadas na referida comunidade; estas foram agrupadas em categorias interpretativas que remetem às funções de uma rede de apoio social, tais como descritas pela literatura. A análise das postagens foi conduzida a partir da Análise Crítica do Discurso, que busca entender de que forma as produções discursivas refletem relações sociais de poder. Questões de gênero estão no foco da análise desta rede virtual, constituída quase que exclusivamente por mulheres. Neste sentido, enfatizamos o processo singular de constituição subjetiva das participantes e as expectativas sociais atreladas a elas nas trocas virtuais que caracterizam este espaço de compartilhamento como eminentemente feminino. Os resultados apontam que as trocas efetuadas entre os participantes procuram suprir diversas demandas dos familiares, tais como as de apoio emocional, jurídico e material. A referida comunidade reflete a fragilidade das redes de apoio das famílias de pessoas privadas da liberdade, o potencial criativo e as possibilidades de superação das dificuldades encontradas no contexto carcerário.

Keywords : Gênero; prisão; rede de apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License