SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Resiliencia y vulnerabilidad en el cuidado de personas mayores dependientes: un estudio de casoEl 44º. Congreso Anual de Psicología: Homenaje al 50º Aniversario del Departamento de Psicología, Facultad de Filosofía, Ciencias e Letras, Ribeirão Preto, Universidad de São Paulo (FFCLRPUSP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FERES-CARNEIRO, Terezinha. Construindo saberes em psicologia: o desafio de articular diferentes teorias e práticas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp. 953-964. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-21.

Neste texto, apresentado na Conferência de Abertura da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), proferida em Ribeirão Preto, em 21/10/14, discutem-se articulações entre diferentes enfoques teórico-técnicos, construídas pela autora a partir de sua inserção na academia e na prática clínica. A história de um percurso de 42 anos, como docente-pesquisadora e como psicóloga clínica, é relatada, ressaltando o modo indissociável de conceber tais funções. São apresentados resultados de pesquisas sobre avaliação familiar, casamento, separação, recasamento e psicoterapia de família e casal, assim como sobre conjugalidades e parentalidades contemporâneas. Ao longo do texto são explicitadas possibilidades de diferentes abordagens teóricas se complementarem na investigação e na clínica com famílias e casais. Abrindo mão de um purismo tradicional na análise dos dados, nos estudos de validação do "Questionário sobre a Conjugalidade dos Pais (QCP)", a autora propõe um diálogo entre duas áreas, aparentemente incompatíveis: a Psicometria e a Psicanálise, reafirmando seu propósito de buscar articulações teóricas na pesquisa e na prática psicológicas. Tal proposta vai ao encontro do tema da 44ª Reunião Anual da SBP: "Onde a diversidade se encontra".

Palabras clave : Pesquisa; prática clínica; articulações teóricas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License