SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadasFormação de professores e análise do comportamento: caracterização de necessidades formativas para a docência em matemática na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAYDU, Verônica Bender; LORENCETE, Carolina Marroni  e  ECCHELI, Simone Deperon. Equivalência de estímulos entre três formas de apresentação de problemas aritméticos: um estudo com adultos e idosos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 49-67. ISSN 1413-389X.

Analistas do comportamento têm feito importantes contribuições para a educação, aumentando recentemente as contribuições para o ensino de comportamentos matemáticos. O presente estudo visou investigar se a formação de relações de equivalência entre diferentes formas de apresentação de problemas aritméticos melhora o desempenho na resolução de problemas. Participaram quatro mulheres, em fase de alfabetização, com idades entre 37 e 71 anos. Inicialmente foi aplicado um pré-teste composto de 45 problemas aritméticos apresentados de diferentes formas (operação, sentença-problema e balança). As sessões de ensino foram realizadas para estabelecer relações condicionais entre balança e operação (AB) e balança e sentença-problema (AC), envolvendo nove conjuntos de estímulos de cada tipo de apresentação dos problemas aritméticos para formar nove classes de estímulos equivalentes. O procedimento de ensino foi repetido até que no mínimo 90% de respostas corretas fossem emitidas. A formação das classes de estímulos equivalentes foi testada por meio dos testes de linha de base (AB e AC), simetria (BA e CA) e equivalência (BC e CB). Por último, foi aplicado o pós-teste, com os mesmos problemas do pré-teste, mas em diferente ordem. Todas as participantes apresentaram aumento na porcentagem de acertos no pós-teste, comparado com o pré-teste. Concluiu-se que o estabelecimento de relações de equivalência entre as diferentes formas de apresentação de problemas aritméticos contribuiu para melhorar o desempenho de adultos e idosos na resolução de problemas com incógnitas em diferentes posições.

Palavras-chave : Classes de estímulos equivalentes; resolução de problemas aritméticos; análise do comportamento; adultos e idosos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )