SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Equivalência de estímulos entre três formas de apresentação de problemas aritméticos: um estudo com adultos e idososResolução de problemas aritméticos: efeitos de ensino com uma balança virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LOPES, Jair  e  PERALTA, Deise Aparecida. Formação de professores e análise do comportamento: caracterização de necessidades formativas para a docência em matemática na educação básica. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 69-81. ISSN 1413-389X.

No Estado de São Paulo, a implantação do Currículo de Matemática para a Educação Básica e das Matrizes Curriculares de Referência para o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar determinou a prioridade de práticas de ensino diretamente voltadas para o desenvolvimento de competências e de habilidades. O objetivo deste artigo foi expor e discutir possíveis efeitos da implantação sobre a atuação profissional de professores que ensinam Matemática, bem como apresentar proposta de programas de investigação e de intervenção sobre os efeitos da mesma. A partir de análises documentais, verificou-se que um denso e variado conjunto de ações que definiu a implantação da atual política pública de avaliação de desempenho escolar prescindiu da investigação do impacto das medidas sobre os repertórios comportamentais predominantes dos professores responsáveis pela efetivação das mesmas. Foi caracterizada a necessidade formativa dos professores de derivar ou de transformar as diretrizes, as informações e as atividades propostas em classes de comportamentos ou de relações entre eventos (ações dos alunos e fatores do contexto diante dos quais tais ações são importantes) esperadas como resultado da exposição dos alunos às práticas de ensino. Respaldado em literatura recente da Análise do Comportamento que descreve procedimentos metodológicos para efetuar tal derivação no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia para demarcação da atuação do futuro psicólogo, há a proposição da extensão de tais procedimentos em investigações e intervenções colaborativas com professores como estratégia de desenvolvimento das aprendizagens profissionais correspondentes com as necessidades formativas assinaladas.

Palavras-chave : Docência em Matemática; formação de professores; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )