SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Formação de professores e análise do comportamento: caracterização de necessidades formativas para a docência em matemática na educação básicaOs Princípios Invariantes da noção de medida investigados a partir da perspectiva de sentido numérico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

IEGAS, Ana Luisa de Freitas  e  HAYDU, Verônica Bender. Resolução de problemas aritméticos: efeitos de ensino com uma balança virtual. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 83-96. ISSN 1413-389X.

Estudos da bibliografia têm demonstrado que grande parte das dificuldades de resolução de problemas aritméticos corresponde a aspectos de natureza específica, como a posição da incógnita nos problemas e a forma de apresentação dos problemas, e que a representação gráfica dos problemas pode contribuir para reduzir esse tipo de dificuldade. O software Arit-Fácil foi usado para avaliar os efeitos de um procedimento de ensino de problemas aritméticos de adição e de subtração com balanças virtuais sobre o desempenho na resolução de problemas nas formas de operação e de sentenças-problema. Os problemas apresentavam incógnitas nas posições a, b e c. Quarenta e oito alunos de 1ª série do Ensino Fundamental foram submetidos a um pré-teste, um procedimento de ensino com problemas na forma de balança virtual e a um pós-teste. Observou-se um aumento nas porcentagens de acertos dos participantes em sentenças-problema de adição com incógnitas nas três possíveis posições e nas subtrações com incógnita na posição c; e um aumento na porcentagem de acertos nas operações com incógnitas nas três possíveis posições, exceto nas operações de adição em que o desempenho inicial foi acima de 70%. Assim, pode-se concluir, o procedimento foi apropriado para que os participantes aprendessem a solucionar problemas aritméticos.

Palavras-chave : Resolução de problemas aritméticos; adição; subtração; matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )