SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Resolução de problemas aritméticos: efeitos de ensino com uma balança virtualDiscriminação de quantidades por macacos-prego: o papel da área ocupada pelo alimento e da distância numéric índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SPINILLO, Alina Galvão  e  MARTINS, Rosita Marina Ferreira Batista. Os Princípios Invariantes da noção de medida investigados a partir da perspectiva de sentido numérico. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 97-109. ISSN 1413-389X.

O presente estudo investiga o conhecimento de crianças sobre medidas a partir da noção de princípios invariantes e sentido numérico. Quarenta crianças (6 a 8 anos) foram solicitadas a fazer julgamentos acerca de situações envolvendo medidas de volume, massa, distância e comprimento. A Tarefa 1 examinou a habilidade de identificar unidades apropriadas para medir diferentes grandezas, e a Tarefa 2 examinou a compreensão acerca das relações inversas entre o tamanho da unidade e o número de unidades necessário para medir uma dada magnitude de um objeto. Os resultados mostraram que as crianças apresentam um sentido sobre medida o qual não se manifesta igualmente em relação a diferentes grandezas. Observou-se, também, que as crianças tinham uma melhor compreensão acerca das relações inversas entre o tamanho da unidade e o número de unidades do que acerca da relação entre unidade e a magnitude do objeto a ser medida.

Palavras-chave : Crianças; medidas; princípios invariantes; sentido numérico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )