SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Os Princípios Invariantes da noção de medida investigados a partir da perspectiva de sentido numéricoCognição numérica de crianças pré-escolares brasileiras pela ZAREKI-K índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FREITASI, Maria Clara de; BENITEZ, Priscila; DOMENICONI, Camila  e  BARROS, Romariz. Discriminação de quantidades por macacos-prego: o papel da área ocupada pelo alimento e da distância numéric. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 111-121. ISSN 1413-389X.

Habilidades numéricas são documentadas na literatura em diferentes espécies. As variáveis que possibilitam esse tipo de discriminação têm sido apontadas como variáveis contínuas (área, densidade, etc.) ou numéricas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a discriminabilidade numérica do macaco-prego (Sapajus spp) em tentativas discretas sem treino explícito, tendo como controle as variáveis relacionadas com área ocupada pelo estímulo: área versus número de elementos. Além disso, foi mantida constante a razão entre o número de elementos em cada conjunto e variou-se a distância numérica. Participaram seis macacos-prego machos, com história experimental de treino discriminativo com estímulos bidimensionais apresentados na tela do computador. A sessão experimental era constituída da apresentação de tentativas com dois estímulos (conjuntos de pedaços de comida) para que o animal pudesse emitir a resposta de escolha, sem nenhum treino explícito. As respostas foram analisadas em função da escolha do macaco pelo recipiente com maior ou menor quantidade de estímulos (pedaços de comida). As respostas dos animais mostraram uma tendência para a seleção do par com maior quantidade de pedaços de alimentos, especialmente quando eles tiveram como dicas variáveis contínuas (área) e numéricas. Quando a variável "área" foi mantida constante (Condição B), os animais mostraram respostas próximas da indiferença, com tendência à escolha pelo estímulo com menor quantidade, evidenciando que a área teve um papel importante na discriminação de quantidades. Discutiu-se sobre a importância de investigar as pistas e dicas contínuas que os organismos utilizam para que a discriminabilidade entre quantidades ocorra.

Palavras-chave : Discriminação numérica; variáveis contínuas; Sapajus spp.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )