SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Discriminação de quantidades por macacos-prego: o papel da área ocupada pelo alimento e da distância numéricTransferência e transformação de funções relacionais de /maior-que/ e /menor-que/ em crianças com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOLINA, Juliana; RIBEIRO, Fabiana Silva; SANTOS, Flávia Heloísa  e  ASTER, Michael von. Cognição numérica de crianças pré-escolares brasileiras pela ZAREKI-K. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 123-135. ISSN 1413-389X.

A Cognição Numérica é influenciada por fatores biológicos, cognitivos, educacionais e culturais. Constitui- se tanto de um sistema primário, chamado de Senso Numérico que seria inato e de abrangência universal, quanto de sistemas secundários, como o Cálculo que está implicado a realização de operações matemáticas por meio de símbolos ou palavras e o Processamento Numérico, que se divide em dois componentes, a Compreensão Numérica, que está relacionada ao entendimento de símbolos numéricos e a Produção Numérica: que inclui a leitura, escrita e contagem de números. Entretanto, os estudos que evidenciam o desenvolvimento destas funções em crianças de idade pré-escolar são escassos. Diante disso os objetivos do presente estudo foram investigar a cognição numérica em crianças brasileiras pré-escolares e demonstrar a validade de construto da ZAREKI-K (Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças pré-escolares). Participaram da pesquisa 42 crianças, entre 5 e 6 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas de educação pré-escolar, que foram avaliadas pelos subtestes da ZAREKI-K e WISC-III. Os Resultados indicaram diferenças significativas associadas à idade em que crianças de 6 anos obtiveram melhores pontuações em subtestes relacionados a Produção numérica, Compreensão numérica e Cálculo, bem como correlações moderadas a fortes entre alguns subtestes de ambos os instrumentos, demonstrando a validade de constructo da bateria. Em conclusão, foram obtidos dados normativos preliminares para a ZAREKI-K, ademais as análises sugerem tratar-se de um instrumento promissor para a avaliação da cognição numérica em crianças pré-escolares.

Palavras-chave : Matemática; número; pré-escolares; memória operacional; Discalculia do Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )